domingo, 28 de junho de 2009

Você sabe quem foi Victor Meirelles?

Retrato de Victor Meirelles,A. Pelliciari, 1915, gelatina, p&b, carvão colado em cartão, 58,5x48,1 cm.


Victor Meirelles de Lima nasceu em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, em 18 de agosto de 1832, filho do imigrante português Antônio Meirelles de Lima e da brasileira Maria da Conceição.
Pintor, desenhista e professor, começou sua trajetória precocemente, realizando paisagens da cidade. Frequentou a Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro e aos vinte anos, conquistou o Prêmio Especial de Viagem à Europa. De 1853 a 1861, viveu primeiro na Itália e em seguida na França, onde dedicou-se ao estudo e ao trabalho. Foi professor honorário da Academia Imperial de Belas Artes, onde ensinou pintura histórica e professor do Liceu de Artes e Ofícios, no Rio de Janeiro.
Autor de quadros históricos, retratos, panoramas e da mais popular das telas brasileiras, "Primeira Missa no Brasil", exposta no Salão de Paris em 1861, Victor Meirelles deixou um extraordinário acervo, minuciosos esboços, estudos em papel e óleos sobre tela. O artista faleceu no Rio de Janeiro em 22 de fevereiro de 1903.



Se quiser conhecer mais sobre o artista e sua obra, entre no site e aproveite!

2 comentários:

  1. legal sua iniciativa de escrever sobre Victor Meirelles.....abraços!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dá um orgulho danado fazer parte de uma escola que tem como representante um artista do gabarito de Victor Meirelles. Valorizar os grandes nomes de nossa cultura é o caminho para a valorização desse povo tão carente de parâmetros nessa área. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir